09 junho 2012

Os mineiros dos montes de Leão


Minas são sempre uma riqueza temporária e insustentável. É tirar enquanto houver e for viável, o que quer dizer até o dia em que o custo de retirar for superior ao preço do mercado do minério e se perder a rentabilidade económica.
Poderá prolongar-se um pouco a viabilidade com “ajudas”, que é como quem diz o geral do contribuinte ou o consumidor pagar o diferencial dos custos. E é isto que tem acontecido no carvão no norte de Espanha e que agora acaba.
Os protestos dos mineiros espanhóis estão nas primeiras páginas com estradas cortadas, barricadas e arremesso de pedras. Um cenário mais ou menos habitual, por vários motivos e em diversas geografias. Ao procurar no mapa onde ocorriam exactamente aqueles protestos em “Leão e Astúrias”, encontrei, não longe, Villablino, que não deve dizer nada a muita gente.
Villablino é uma povoação nos montes de Leão onde, salvo erro em 1988, numa iniciativa algo invulgar e louvável, Fernando Reino, na altura Embaixador de Portugal em Madrid, resolveu colocar as comemorações locais do 10 de Junho, dado o elevado número de imigrantes portugueses mineiros lá instalados. Estive lá nessa altura, integrado no grupo que foi levar alguma cor e animação aquela terra tão escura, tão enterrada lá longe, de difícil acesso, e em que as pessoas literalmente se enterravam.
Recordo gente a quem ouvíamos espantados e arrepiados a idade real, anunciando uns 20 anos menos do que a aparente; gente para quem um pesqueno corte, em contacto com o minério, deixava uma mancha escura indelével na pele, relatos terríveis de gente com vida muito, muito difícil…
Não voltei lá; não fica no caminho para nenhum lugar. Mesmo a nova auto-estrada entretanto construída passa longe. Penso que haverá bastante menos portugueses e talvez as minas em actividade tenham condições de trabalho menos duras. No entanto, definitivamente, aqueles protestos dos mineiros lá dos montes de Leão, soam-me diferentes dos dos jovens urbanos simplesmente “indignados”.

Sem comentários: