25 julho 2016

Le petit bonhomme



Esta fotografia correu as redes sociais e, para lá do ridículo evidente, recorda-me uma cena de “O Grande Ditador” de Chaplin, dos dois ditadores disputando a primazia da altura nas cadeiras do barbeiro...

Antes de continuar, afirmo não ter nenhuma simpatia ou admiração por Durão Barroso. Quando ele foi presidir a Comissão, até pensei ter sido escolhido por pretenderem alguém de rasgo limitado e suficientemente maleável.

François Hollande veio dizer que achava mal Durão Barroso ir para o Lehman Brothers, pela responsabilidade deste banco na crise de 2008 e pelo mal que ela provocou na Europa. Um pouco caricato e incoerente, mas vamos por partes.

Dizer que o Lehman Brothers foi responsável pela crise é como o bêbado que aponta a culpa ao último copo… Pretender que se não tivesse havido essa crise, de origem externa, a Europa estaria muito melhor… é anedota. Acredito tratar-se de uma mensagem para amansar a esquerda francesa, mas algo atabalhoada…

Já agora, o sucessor do Sr Barroso, o Sr Juncker que enquanto governante do Luxemburgo ajudou multinacionais a não pagarem impostos “justos” na Europa e concretamente prejudicando a própria França, não tem direito a umas considerações moralistas? Não será mais grave esta nódoa direta de quem está em exercício do que a outra, de quem saiu há mais de um ano?

Sem comentários: