31 julho 2017

Se tal faltasse provar


É-me um pouco difícil abordar este assunto sem insultar ninguém, mas vou tentar, mesmo correndo o risco de ser eu o insultado. Já referi várias vezes a tristeza de constatar a acefalia faciosa que grassa por este mundo e, que provavelmente, dará mau resultado. O curioso é que, em geral, o pessoal até reconhece existir o problema…, mas apenas nos outros (no inimigo!). E se, nalguns casos, até se pode encontrar campo para um pouco de “contextualização” e “relativização”, a situação atual da Venezuela é daquelas em que basta ter meio dedo de testa e um pingo de seriedade para entender e reconhecer o absurdo indesculpável e intolerável da ação dos “déspotas boliverianos”.

Infelizmente, há bastante gente a quem lhes falta o tal meio dedo e/ou pingo de honestidade. E não estou a falar de qualquer um dos que hoje em dia sai pelas redes sociais de megafone em punho a insultar os “inimigos”. Cito dois nomes, relevantes, que conseguem usar palavras como liberdade, progresso e democracia associadas à Venezuela atual, sem corarem de vergonha. Boaventura Sousa Santos, uma suprema sumidade duma certa sociologia intolerante, tão bem vista por tantas inteligências cá do burgo e Ilda Figueiredo, figura de relevo de um partido político, por princípio democrático, e suporte parlamentar do governo atual. Desculpem lá, mas isso é falta de inteligência e/ou de seriedade?

PS: A propósito, a culpa é, realmente, em grande parte, dos americanos, mas pelo desenvolvimento do gás de xisto que atirou o preço do petróleo para baixo. Na “festa boliveriana” o “desenvolvimento” foi simplesmente comprado com petrodólares, enquanto houve.

2 comentários:

jorge neves disse...

Os dois personagens referidos, não merecem que se perca tempo com eles, dado o seu cego sectarismo. Lamentável é que continue a haver defensores de um regime que desgraçou, e continua a desgraçar um país e um povo, em nome de uma pretensa legalidade que só eles vêm.

Carlos Sampaio disse...

Assim é, mas esses e outros personagens, com alguma responsabilidade social, teriam obrigação de ser um pouco, um pouqinho, sérios, dado que presumo que neste caso a falta não será da inteligência...
PS: Por cá, quando ouvimos falar da ingerência estrangeira no desaparecimento das armas de Tancos, vamos no "bom" caminho. Só falta a CIA ser responsável pelos mortos de Pedrogão.